terça-feira, 8 de maio de 2012

Olhares _ Carol Miskalo


"- O menino, vem aqui... Tenho umas caixas que você pode levar. "


Sonhos e pecados 

O menino chega em casa e a avó pergunta: 
-Pego u boletim? 
-Peguei. 
-Passo di anu? 
Ele entrega o papel para a velha que depois de ler olha com ódio pro moleque. 
-Sabi qui qui é issu? Isso é um castigo... 
-Mas, vó... 
-Deus castigou você. Quem mandou desejar um vídeo-game... 







Trabalho 
- O menino, vem aqui... Tenho umas caixas que você pode levar. 
O homem entrega as caixas e começa a conversar com o menino de 11 anos que estava acompanhado por um de 7. Depois de um tempo de conversa o homem os oferece um cacho de uvas. Ficam os três ali no portão. O homem entra para pegar um gibi para cada menino e quando sai vê que chegaram mais dois engraxates. Conversa vai, conversa vem, o homem entrega um gibi na mão de cada um e lhes oferece um sanduíche, já que dos quatro apenas um havia almoçado e já passava das quatro horas da tarde. Depois do sanduíche, uma laranja e um copo de chá gelado. Quando os meninos estavam de saída, a moça que simplesmente prestava atenção na conversa disse que se quisessem poderiam passar ali na terça para trocar de gibi. Todos se animaram. Apenas um gritou de longe “Terça-feira eu volto!”.

...
Nenhum passou na terça. 


Famílias 

Um menino morde seu pão enquanto o outro diz: 
-Ele num tem família aqui não. Tá lá em casa cumigo, cá'vó, co'vô e meus irmão. A família deli fico lá na Argentina, agenti vai prá lá nu fim du anu, pra Posadas. 
O menino continua comendo seu pão. 
-Minha mãe? Sei não ondi ta. Meu pai ta por aí. A mãe só apareci lá im casa quandu u pai faiz um filhu nela. Ela chega fica um tempu, diz que não vai mais imbora, ganha o nene i somi. Apareci só pra dexa u filhu... 
Engoliu o último pedaço de pão e disse: 
-No tem problema caminar descalço, eu gosto. 
-Não, no ta muito quente. 
-Mas como sabe que esta 40 graus? 
- No, só esses dias que me fure o pé, ta vendo? Casi atravesso... 
-Mas no doeu...No tem problema, já passa... 


Curiosidade 

-Eu nasci aqui, mais agenti morava lá na Argentina. Você já foi lá? Eli? Faiz pocu tempu qui veiu prá cá. 
-No falo muy bien ainda. 
-Então você fala espanhol? 
Balança a cabeça em sinal de comprovação. 
-Eu tamem falu... 
-Poxa.. Cêis fala argentinu? 
-Ahãm... 
-Comu fala amigu intão? 
-Amigo... 
-Nossa que massa... 
-I casa? 


* Carol Miskalo ainda pensa em voltar a ser cronista desses dias que quando você menos espera, ainda te surpreendem.

Texto extraído do fanzine Cartel do Rap, janeiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário