quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A mídia que distorce...



Quem já viu o Tropa de Elite 2(filme dirigido por José Padilha), deve se lembrar do Deputado Fraga (Irandhir Santos) , militante do Centro de Direitos Humanos no Rio. No início do filme acontece uma rebelião e Fraga é chamado até lá para ajudar a controlar a situação. O que acontece é que quando ele chega e consegue controlar a situação Mathias(André Ramiro) não obedece as ordens do capitão Nascimento (Wagner Moura) e mata o cara que estava liderando a rebelião (Seu Jorge). O momento é de tensão e de revolta contra a polícia que acabou sentando o dedo para eliminar um problema social.

O filme é ótimo para abrir um debate sobre a questão do sistema, do controle, da violência, dos Dirteitos Humanos, milícias e corrupção.


Mas, voltando ao meu pensamento inicial... O Deputado é um político engajado que luta ao lado dos movimentos sociais e está fazendo uma pesquisa para abrir a CPI das Milícias. Coincidência ou não... Olha o que encontrei no youtube... Abaixo segue uma entrevista feita com um tal Dep. Fraga (DEM), presta atenção na nota que aparece abaixo do vídeo:

"O novo filme de José Padilha, Tropa de Elite 2, que será lançado em setembro, terá um personagem fictício, conhecido como Deputado Fraga, que fará o papel de vilão ao ajudar os bandidos da trama. O deputado democrata Alberto Fraga (DF) disse que faltou sensibilidade do diretor em usar seu nome associado ao de um vilão, ainda mais em ano eleitoral. Fraga garantiu que vai brigar na justiça para que o nome do personagem seja mudado."




Se lutar pelos Direitos Humanos é crime, se entendermos que a questão da violência é uma questão a ser avaliada isoladamente, se lutar contra as milícias é coisa de "vilão"... Eu não sei mais o que faço no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário